4 dicas para sair do vermelho

Mulher tomando nota em livro sobre a mesa

 

             Se você acompanha o blog do Manual do Investimento, você sabe que uma das principais ferramentas para sair do vermelho é o planejamento financeiro. Se você ainda não nos conhece, vale a pena ler nosso artigo sobre “A importância do Planejamento Financeiro”. Outros artigos serão sugeridos ao longo deste texto.

               Hoje trouxemos algumas dicas interessantes para você melhorar o seu planejamento financeiro. São dicas simples e valiosas, além de um passo a passo para você melhorar seu controle de gastos de uma forma bem dinâmica. Vamos a elas!

 

.

DICA #1 – Acompanhe suas despesas

 

                   A primeira dica para melhorar seu planejamento financeiro é essencial e que você deve sempre fazer: acompanhar, de preferência semanalmente ou mensalmente, todas as suas receitas e despesas. E por que você deve fazer isso? Muito simples: se você não acompanhar para onde está indo o seu dinheiro, você estará jogando o seu futuro na sorte. Uma vez controladas as variáveis, o seu sucesso financeiro dependerá menos da sorte e mais de algo concreto, onde será muito mais fácil atingir os objetivos.

                 Para isso você pode criar uma tabela, uma “planilha de controle de gastos grátis”, usar um caderninho ou um usar um dos “10 aplicativos para Controle de Despesas”, para gerenciar todas as suas despesas de uma forma mais simples. Entretanto é preciso que você anote absolutamente todas as suas despesas, até mesmo aquela comprinha mínima que você faz na rua quando está saindo do trabalho, ou aquele sorvete de sobremesa após o almoço. Você vai se surpreender como pequenos valores podem influenciar o resultado final. Você pode fazer o download da Planilha de Controle de Gastos citada anteriormente clicando no ícone abaixo:

.

Botão de Download de Planilha Excel

 

DICA #2 – Pesquise antes de comprar

 

                  Muitas pessoas compram por impulso e algumas vezes o desejo de ter algo é tão grande que na primeira loja que entra já fecha a compra sem antes pesquisar. Porém, hoje em dia temos a vantagem de encontrar tudo que queremos na internet. Então, por que não aproveitar este artificio para fazer uma cotação entre as lojas e pesquisar qual o valor está mais em conta?

               Você pode achar que é pouco e que não vale a pena, mas se você economizar cerca de 10% a 20% em suas compras, esse dinheiro pode ser utilizado para aplicações em investimento, como Poupança, Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, entre outros, ou para quitar alguma dívida pendente.

 

DICA #3 – Compre somente o que realmente for necessário

 

Ninho com dinheiro dentro                Esta dica vai depender somente de você, para algumas pessoas é uma tarefa bem simples, mas para outras é torturante não poder comprar os supérfluos que tanto ama mesmo sabendo que eles não são tão necessários assim. É importante que você saiba quais são seus pontos fracos e faça testes. Por exemplo, quando você vai ao supermercado com fome, a conta no final disso tudo sai mais cara do que quando você não está com fome? Geralmente, para economizar é mais recomendado que você vá ao supermercado depois de ter realizado uma refeição, assim comprará somente o necessário. Veja mais em nosso artigo “Controle de Gastos: Somente o necessário”.

                Outra dica é que você faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado para auxiliar no controle de gastos. Além disso, toda vez que você comprar algo anote nesta lista, isso evita que você fique tentando lembrar do que precisa e que acabe comprando produtos desnecessários. Esta lista deve ser escrita em casa, olhe seus armários e veja o que você está precisando e aí sim coloque este item da lista. Veja mais em nosso artigo sobre “5 aplicativos para sua Lista de compras”.

 

DICA#4 – Débito ou Crédito?

 

Os Juros Compostos do seu Cartão de Crédito e seus Investimentos.               Geralmente, as lojas dão descontos para pagamentos à vista no débito ou no dinheiro. Procuro sempre verificar o que é mais vantajoso para você, muitas vezes compras à vista estão livres de algumas taxas e, por isso, o produto fica mais barato. Mas se não tiver vantagem no pagamento à vista, talvez seja mais interessante que você parcele a compra em algumas vezes, para não pesar no seu orçamento mensal.

               Mesmo recebendo muitas críticas, o cartão de crédito possui vários benefícios. Um deles é que o cartão de crédito pode ser vinculado a um programa de milhas de uma companhia aérea. Sempre que você realiza uma compra com o seu cartão você ganhará milhas, que poderão ser transformadas em viagens. É uma grande vantagem para quem tem muitos gastos com o cartão de crédito, pois consegue acumular vários pontos mensalmente.

               Além disso alguns cartões possuem desconto em alguns estabelecimentos, ou seja, você ganha descontos em shows, cinema, restaurantes, livrarias, entre outros. Há alguns cartões que até mesmo te permite acesso VIP em aeroportos.

             Para isso é muito importante que você verifique a anuidade, os custos e taxas aplicáveis pela operadora do seu cartão. Por exemplo, se você gosta de ir ao cinema duas vezes por mês e economiza cerca de 20 reais utilizando o seu cartão, pode acabar compensando pagar 240 reais de anuidade do seu cartão de crédito. Faça sempre as contas!

 

Considerações Finais sobre sair do vermelho

 

             Viu como você pode usar dicas simples para fazer uma grande diferença no bolso? Não se esqueça de praticá-las no seu dia-a-dia, o que é muito importante para que seu controle de gastas esteja alinhado a um planejamento financeiro efetivo. Assim, sair do vermelho será muito mais fácil! Recapitulando:

  • Acompanhar de perto suas despesas
  • Pesquisar bem antes de comprar
  • Comprar somente o necessário
  • Pagar à vista quando for vantajoso
  • Usar as vantagens do seu cartão de crédito.

                Gostou das dicas? Estamos preparando um novo artigo para você Refinar seu Planejamento Financeiro, seus objetivos e suas metas. Não deixe de acompanhar!

              Não deixe de comentar esse post com a sua crítica, sugestão ou elogio.  Sua opinião é muito importante para nós. Compartilhe essa dica com seus amigos e volte sempre aqui para saber cada vez mais sobre esses e muitos outros assuntos.

               Esperamos você, até breve!

.

.

Deixe seu comentário com dúvidas, críticas, sugestões e elogios.