8 maneiras para vencer a crise no Brasil

 Manual do Investimento |8 maneiras para vencer a crise no Brasil: Empregado pensando, no escritório

 

           Quando a crise chega há sempre o medo e a apreensão de como serão os próximos meses. Na mídia, há uma grande veiculação do acontecimento no país, grande número de desempregados, empresas fechando as portas, dólar cada vez mais alto. Isso tudo está estampado nas capas dos jornais do país e nos noticiários de TV e é muito difícil se sentir motivado a mudar este cenário.

            Mas aqui no Blog queremos te mostrar algumas oportunidades que surgem em meio à crise no Brasil, e quem sabe isso pode ser a luz que precisa para embarcar em uma nova caminhada.

.

.

Crise, em chinês: Caos e Oportunidade

 

            As crises não devem ser encaradas como o fim do mundo. São tempos difíceis que passamos, porém, ainda que seja difícil acreditar, sempre são passageiras. Você sabia que em chinês a palavra crise significa tanto o “caos” quanto “oportunidade”? Pois é, os chineses veem a crise como uma chance de surgir formas criativas de lucrar e novas chances de se destacar no mercado de trabalho.

        Nas crises surgem ideias diferentes porque saímos da tão famosa “zona de conforto”, que nada mais é que o lugar que nos sentimos confortáveis e não desejamos mais sair. Consequentemente, quando estamos nessa zona nos tornamos automatizados em algumas coisas que se diz respeito ao futuro das nossas vidas.

            A crise nos obriga a procurar novas formas de economizar, de ganhar dinheiro, otimizar o tempo, entre outras. Os preços dos produtos, geralmente, se elevam por conta da inflação, mas os salários não acompanham esse aumento. Assim, enquanto estão parados esperando a época das “vacas magras” passar, outros identificam as oportunidades e desenvolvem ideias criativas para vencer a crise.

 

Oportunidades em meio à crise no Brasil

 

            Nosso objetivo aqui é que você, amigo leitor, abra a sua cabeça para as oportunidades que estão a sua volta. Não queremos dar uma solução, mas sim uma forma de pensar. Da crise, pode sair um futuro brilhante.

              Vamos trazer neste artigo os tipos de negócios que estão crescendo nesta época de crise no Brasil e que você pode se identificar e crescer neles também:

 

1) Manutenção em Roupas e Calçados

 

 Costureira operando máquina de costura                 Na crise as pessoas tendem a não comprar tantas coisas novas e arrumar as que estão defeituosas ou quebradas. Esse é um ramo que envolve diversas áreas, as mais comuns que estão crescendo são os reparos em roupas e calçados. Lembra das costureiras que ajustavam as roupas? Lembra também aqueles sapateiros que arrumavam os problemas com os calçados? Exatamente, por incrível que pareça, isso está crescendo muito! Pessoas e empresas estão se especializando em consertos de roupas e calçados, pois com o orçamento apertado, comprar roupas e calçados novos tem sido substituído por consertar e modificar as que já temos.

 

2) Reformas Residenciais

 

                O ramo de pequenas reformas em casas e apartamentos também tem crescido muito. Algumas empresas já possuem equipes propriamente para essas ações e isso tem se intensificado mais ainda na crise no Brasil. Já pensou em se especializar em reparos em instalações elétricas, hidráulicas ou de características estéticas (pintura, porcelanato, entre outros). Ou quem sabe abrir uma empresa de fornecimento de mão-de-obra que atenda esses serviços?

 

Foto de um motor de carro3) Serviços Automotivos

 

               As oficinas mecânicas e de funilaria também tiveram atenção novamente. Devido à falta de crédito, comprar um veículo usado e fazer os reparos se tornou mais comum do que imaginamos. Talvez seja a oportunidade de você abrir o seu negócio.

 

4) Manutenção de Celulares e Venda de Acessórios

 

                Conserto nos famosos Smartphones: essa é uma área muito nova, mas já está sendo bem explorada por diversas pequenas empresas, pois não precisa de muito espaço para começar, o que reduz os custos com aluguel. Desde a popularização dos Smartphones, sabemos que é muito comum eles quebrarem (a tela principalmente) ou apresentarem alguns problemas. De fato, é muito mais barato consertar do que simplesmente jogar fora – e mais ecológico também. Empresas que resolvem desde problemas de tela quebrada, até problemas no software estão se popularizando e tem tudo para crescer ainda mais. Você pode aumentar sua receita também oferecendo produtos como capinhas para celulares, até mesmo personalizadas, protetores de tela, adesivos, entre outros.

 

Mulher em pé ao lado de uma bicicleta5) Manutenção e Venda de Bicicletas

 

              Pode não parecer, mas as Bicicletarias têm tomado grande destaque nesses tempos. Com a alta da gasolina, os movimentos em favor ao meio ambiente e redução do gás carbônico na atmosfera e também a popularização das ciclovias, ir ao serviço, escola e etc. de bicicleta tem se tornado uma atividade comum e muito saudável. E as Bicicletarias também se intensificaram na venda e manutenção das bikes, são sempre manutenções simples, mas muito eficazes nos dias de hoje.

 

6) Food Trucks

 

               A sensação desta época! Os Food Trucks são como restaurantes sobre rodas, são veículos adaptados para fazer alimentos e vender nas ruas. As opções são diversas e os preços são bem abaixo devido à redução de custos. É uma ótima opção não só para os tempos de crise no Brasil, pois as pessoas estão sempre procurando por alimentação mais barata e com qualidade. Se você quer montar um Food Truck não precisa ser aqueles veículos todo decorados, de início pode ser no próprio carro, adaptando ele de forma mais simples, mas com a garantia de muita qualidade.

 

7) Monetização com Blogs

 

             É sem dúvida um campo que se destaca a cada dia mais e tem se intensificado com a popularização do acesso à internet e às redes sociais. Os blogs podem ter o conteúdo que você mais gosta de escrever e há diversas formas de fazê-los. Atualmente há também diversos sites de hospedagem e empresas que fazem todo layout e você só precisa escrever e publicar. Sucintamente, blogs oferecem uma parte do espaço para anunciantes que pagarão pelas propagandas divulgadas, através do Google Adsense, uma ferramenta desenvolvida especificamente para esse fim. Para saber mais sobre esse assunto, recomendamos que dê uma olhada no vídeo “Segredos do Adsense”.

 

Gráfico de Barras com linha de tendência crescente8) Investimentos

 

            No nosso blog você vai encontrar diversas explicações sobre aplicações financeiras. No artigo “Como a Taxa Selic influencia sua vida” explicamos um pouco o porquê as altas taxas de juros do país, relacionadas à crise, são uma excelente oportunidade. As rentabilidades de títulos de renda fixa, que são ativos de baixo risco, estão cada vez maiores. Saiba mais sobre CDB, LC, LCI, LCA, Tesouro Direto.

 

Considerações Finais

 

            Essas foram algumas dicas de oportunidades que você pode ter nesta época de crise no Brasil. Esperamos que tenham gostado. Nunca se esqueça: a crise vem, o que não podemos é ficar parados e sermos levados por ela. Se nos especializarmos podemos descobrir diversas oportunidades inexploradas que possuem grande potencial de crescimento. Apenas olhe em volta e comece a apurar sua percepção de oportunidades, estude e cresça. Você consegue.

            Bom, esperamos que tenha gostado do artigo! Não deixe de comentar esse post com a sua crítica, sugestão ou elogio. Sua opinião é muito importante para nós. Compartilhe essa dica com seus amigos e volte sempre aqui para saber cada vez mais sobre esses e muitos outros assuntos.

                Esperamos você, até breve!

.

Deixe seu comentário com dúvidas, críticas, sugestões e elogios.