Grátis! Planilha de Controle de gastos

Crianças vibrando em frente ao computador

 

               Gastar, fazer compras, ir ao Shopping, há quem diga que isso é uma terapia!  Mas para o nosso bolso, isso está longe de ser uma terapia. Pelo contrário, os gastos excessivos têm levado muitos brasileiros ao endividamento.

               Neste artigo, iremos falar um pouco da situação de inadimplência da população em geral e disponibilizaremos uma planilha de controle de gastos, grátis para download, onde você poderá controlar suas receitas, seus gastos e seu caixa disponível, auxiliando você a sair do vermelho.

 

.

Concessão de crédito no Brasil

 

               Fazer compras é muito bom, mas o problema quando isso se torna um hábito incontrolável. Compras por impulso controlam grande parcela da população dos países desenvolvidos e atualmente estão tomando grande espaço nos países em desenvolvimento, pois o poder de compra aumenta e o desejo da população também.

              No Brasil o consumo foi impulsionado após o ano de 2000, quando os bancos começaram a conceder linhas de crédito, além de empréstimos, financiamentos e o tão apreciado cartão de crédito. As atrativas taxas econômicas desses créditos incentivaram o consumo da grande massa, que passou a ter mais acesso a esse crédito e, consequentemente, um poder de compra muito grande.

               Isso tudo é um cenário que vimos passando em frente aos nossos olhos e nos noticiários de TV. Mas o problema uma hora ia aparecer. E em um determinado momento vimos uma queda na economia, pois economia nenhuma cresce apenas com crédito, é preciso que haja uma contrapartida.

 

Muito crédito para pouco dinheiro

 

Homem com carteira vazia aberta               O que aconteceu foi que as pessoas viam seus desejos consumistas através das vitrines das lojas, seus olhos brilhavam e seu cartão de crédito também. Aos poucos o problema começou a aparecer. Um endividamento muito grande nas classes sociais mais baixas gerou um alto índice de inadimplência e neste momento a economia começou a ceder.

            As contas começaram a virar uma “bola de neve” devido à falta de organização das contas domésticas e assim foi ficando mais difícil pagar os desejos consumistas e também as necessidades básicas das famílias. Além disso, já vimos no artigo sobre “Juros Compostos: Cartão de Crédito x Investimentos” que os juros praticados pelas operadores de Cartão de Crédito são altíssimos, para casos de inadimplência.

            Não estamos dizendo que a crise em nosso país foi causada pelo endividamento da grande massa da população, mas temos que admitir que esse fator possibilitou que as consequências dessa crise se expandissem mais rapidamente.

 

E as dívidas só aumentam…

 

           Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) que continuamente é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a quantidade de endividados em nosso país no ano de 2015 era de 62,4%. Isso é muito preocupante, pois esse número só aumenta a cada dia. Infelizmente, com os aumentos nos indicadores de desemprego, a quantidade de endividados tem aumentado ainda mais.

              Esse indicador de desemprego mostra que a cada 10 famílias, pelo menos 6 estão endividadas em nosso país. Isso é muito preocupante, pois não temos uma educação financeira de base e muitas vezes não percebemos como estamos entrando nessa parcela endividada da população. Quando percebemos já estamos com dívidas até o “pescoço”.

 

É hora de sair do vermelho!

 

           Estamos aqui para te ajudar a fazer investimentos e também a organizar sua vida financeira. Já comentamos aqui sobre “A Importância do Planejamento Financeiro” e sobre “Controle de Gastos: Somente o necessário”. Recomendamos fortemente a leitura desses artigos se a sua situação financeira não está muito favorável.

Homem com uma lupa              Mas hoje nosso objetivo é outro. Iremos disponibilizar para download uma planilha de controle de gastos bem simples adaptada por nós mesmos para que você possa organizar as suas receitas e despesas e saber quanto exatamente está sendo gasto. Tendo em mente que há necessidades básicas que devem vir antes de qualquer desejo consumista no dia que o salário cai na conta.

           Organizar as despesas domésticas é o primeiro e mais importante passo para ser um grande investidor, temos que antes de tudo saber que há um valor para ser gasto com necessidades básicas, mas que sempre há um valor a ser gasto com nossos desejos, porém se a situação não é das melhores, esses desejos podem esperar um pouco mais para serem supridos.

           Em momento algum devemos nos privar dos prazeres de um passeio no shopping ou de uma compra, mas temos que lembrar o quanto nossa conta bancária aguenta. Por esse motivo desenvolvemos esta planilha, para te ajudar a separar suas despesas e entender para onde vai cada parcela do seu salário.

           Desenvolvemos na própria planilha um comparativo dos meses com um gráfico automático que mostrará como foi a evolução de suas receitas, despesas e do caixa disponível. Isso irá te ajudar muito a planejar o ano seguinte. Nessa planilha a única coisa que você terá que fazer é adicionar os valores de despesas e receitas como mostraremos abaixo.

 

Planilha de Controle de Gastos: Orçamento Financeiro

 

Imagem da Planilha de Controle de Gastos

 

               Na figura acima, representamos como construímos a planilha de controle de gastos. É muito simples de trabalhar com ela! Basta que você preencha apenas os campos de Receitas (como Renda Mensal, Aluguéis, Outros) e de Despesas (como Moradia, Supermercado, Parcela do carro e etc.). Automaticamente, a planilha gerará o valor de Caixa Disponível, que será acumulado para os demais anos. Isso porque um mês vai compensar o outro, de modo que estejam interligados.

.

Botão de Download de Planilha Excel

.

             Ao final do preenchimento, você pode conferir na clicando na aba “Gráficos” na canto inferior esquerdo da planilha, o resultado mensal do seu Orçamento!

             Esperamos que esta Planilha de controle de gastos te ajude a organizar suas despesas e receitas e que você possa ter aprendido mais com este artigo. Bom planejamento!

            Não deixe de comentar esse post com a sua crítica, sugestão ou elogio.  Sua opinião é muito importante para nós. Compartilhe essa dica com seus amigos e volte sempre aqui para saber cada vez mais sobre esses e muitos outros assuntos.

            Esperamos você, até breve!

.

.

Deixe seu comentário com dúvidas, críticas, sugestões e elogios.